
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta terça-feira (5) que o número de senadores a favor do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes subiu para 38. Com isso, faltam três assinaturas para que o Senado chegue a maioria de 41 votos favoráveis à abertura do processo de impedimento. Para que a destituição ocorra de fato são necessários os votos de 54 senadores.
Nikolas declarou que o senador Efraim Filho (União-PB) foi a adição mais recente à lista de apoios. O placar atualizado está disponível no site votossenadores.com.br. A página mostra que 38 senadores se posicionaram a favor do impeachment, 19 são contra e outros 24 permanecem indefinidos.
A oposição impediu a realização das sessões plenárias na Câmara e no Senado nesta tarde em protesto a prisão domiciliar imposta por Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para acabar com a obstrução, os parlamentares pedem a aprovada de um “pacote da paz” que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e o impeachment do ministro.